Um dos objetivos do Centro de Cultura e Memória do Jornalismo é produzir e organizar referências e registros que ajudem a guardar e divulgar a história do jornalismo brasileiro. Nesse sentido, começamos a elaborar uma cronologia, com fatos marcantes; uma coleção de perfis biográficos sobre profissionais de destaque; e um espaço para a memória sindical relacionada à profissão, que lance luz sobre as lutas travadas no processo de seu desenvolvimento. Sempre aberto a contribuições, esperamos melhorar continuamente esses conteúdos.

Linha do Tempo

A história de nossa imprensa começa em 1808, com a publicação da Gazeta do Rio de Janeiro e do Correio Braziliense. Aqui privilegiamos o século XX, destacando alguns dos acontecimentos significativos para o desenvolvimento do nosso jornalismo. Trata-se de uma cronologia em construção, e contamos com a colaboração de todos para seu aprimoramento. Participe!

Perfis

Através de breves perfis biográficos, registramos aqui a atuação de importantes profissionais da nossa imprensa. Conheça!

 

 

 

 

Memória Sindical

Quando em 1901 o jornalista Gustavo de Lacerda criou o Círculo da Imprensa , no Rio de Janeiro, começava assim a dar forma à organização da categoria por melhores condições de trabalho. O primeiro sindicato de jornalistas apareceria nos anos 1930, em Juiz de Fora. Daí por diante, uma história importante de lutas foi vivida, mas nem sempre escrita, registrada. Esse espaço esperar ajudar a sanar essa lacuna. Leia mais